Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 21 de junho como Dia Internacional do Yoga. O principal objetivo da data é disseminar o conhecimento desta prática milenar ao redor do globo, assim como seus benefícios. Dessa forma, mais pessoas podem aderir às práticas de relaxamento e meditação que essa técnica oferece. Por isso, se você não conhece nada ou quase nada sobre o yoga, esse é o texto para você!
O que é e como surgiu
Segundo o site Gilistore, o termo vem do sânscrito “yuj” e significa “unir” ou “integrar”. Estima-se que sua origem ocorreu na Índia, por volta de 3.500 a 1.500 a.C. Adeptos do hinduísmo, no entanto, acreditam que o yoga foi criado pelo próprio deus Shiva, divindade da criação e consciência. Como o próprio nome já diz, o objetivo do yoga é realizar a união entre corpo, mente e espírito, trazendo equilíbrio. Somente assim, o nível mais elevado da existência poderia ser atingido.
Quais são os princípios do yoga?
Segundo o site Saúde e Bem-Estar, conta com oito filosofias que ajudam a clarear a mente e livrar-se da confusão, que é obstáculo para o equilíbrio. São elas:
Yama: auto-controle;
Niyama: auto-regulação;
Asana: prática física;
Pranayama: controle da respiração;
Pratyahara: absorção dos sentido e abstração dos fatores externos;
Dharana: concentração;
Dhyana: meditação;
Samadhi: auto-realização, estado elevado de consciência.
Yoga como ferramenta de melhora na qualidade de vida
O yoga é utilizado na Passos da Criança com o propósito de gerar bem-estar, tanto físico quanto mental. Cristina Midori Hiramine, yougaterapeuta da Passos, é a responsável por possibilitar esses momentos de relaxamento e meditação. Educandos, colaboradores e comunidade externa – principalmente, idosos e gestantes que moram na Vila Torres – são os principais beneficiados.
Atualmente, a turma de educandos que participam das oficinas de yoga conta com alunos entre 8 e 12 anos. Através da prática dessa arte, os alunos conseguem entrar em contato com seu corpo e sentimentos, aprendendo a lidar com emoções e desenvolvendo seu senso de valores.
As atividades ainda aliviam a ansiedade e o estresse, reduz a agressividade e restabelece a comunicação das crianças com os outros e consigo mesma. Os resultados são positivos e através da yoga as crianças apresentam maior desenvoltura e perda da timidez, fazendo com que sejam reintroduzidas em um ambiente mais propício a brincadeiras e risos, descontraído e alegre.
Para a terceira idade os benefícios do yoga também são vários, segundo site Tua Saúde! A prática fortalece os músculos, alivia dores e melhora a flexibilidade e equilíbrio. Além disso, o controle da respiração e batimentos auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias.
O yoga também é super indicado para gestantes. O aumento da flexibilidade e o alongamento das articulações tornam as mudanças corporais que ocorrem durante a gestação menos dolorosas. Os movimentos respiratórios diminuem a sensação de falta de ar presente nos estágios finais da gestação e o relaxamento diminui a ansiedade.
Para Midori, as oficinas de yoga com as gestantes possuem um objetivo definido: “Conseguimos possibilitar para elas uma pausa para respirar. É um momento único de autocuidado com as mulheres desta Vila, que tanto se doam e trabalham por todos”. Além disso, o yoga também auxilia no fortalecimento de vínculos. Por isso, a Passos promoveu, em comemoração ao Dia das Mães, a prática de yoga entre mães e filhos.
As oficinas de yoga da Passos da Criança acontecem às quintas-feiras. Neles, são realizadas práticas de fortalecimento, alongamento e relaxamento corporal, seguidos de conversas e uma pausa para o chá.