Você sabia que a brincadeira é uma das primeiras linguagens que a criança usa para se comunicar? Sim, antes mesmo de falar as suas primeiras palavras a brincadeira já é uma das ferramentas pelas quais a criança se expressa e interage com o mundo ao seu redor. Além de divertir, a brincadeira ajuda no desenvolvimento e até mesmo na identificação e resposta a possíveis situações de crise.
No entanto, apesar da importância do brincar para as crianças, a Academia Americana de Pediatria afirma que nos últimos 40 anos o tempo gasto com brincadeiras diminuiu em 25%. E não é difícil entender o motivo dessa redução. Muitos pais passam o dia trabalhando e não encontram tempo na rotina para aproveitar as brincadeiras junto com os filhos.

Fonte: Freepik
Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva do movimento Aliança pela Infância, afirma que há uma pressão para que as crianças não fiquem ociosas e estejam sempre aprendendo e adquirindo habilidades novas. O aprendizado é, sim, muito importante para as crianças, mas como a especialista lembra, o brincar é um direito e deve ser respeitado.
Uma semana que mostra a importância do brincar
Foi justamente pensando nos direitos das crianças ao brincar e nos seus benefícios que foi criada a Semana Mundial do Brincar. Ela acontece todos os anos, por volta do dia 28 de maio, que é considerado o Dia Internacional do Brincar. O principal objetivo desse evento é “a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância”, de acordo com o site oficial da campanha.

Fonte: Freepik
A proposta é que tanto pessoas quanto empresas se engajem com a causa e promovam atividades que envolvam brincadeiras, seja dentro das escolas ou em parques públicos. Além disso, a data também é usada para atrair a atenção das autoridades para a necessidade da criação de políticas públicas que favoreçam o brincar.
Algumas cidades do Brasil já adicionaram a Semana do Brincar ao seu calendário oficial, fazendo dela uma lei. É o exemplo de Presidente Prudente, no Paraná, e Ubatuba, em São Paulo. Se você quer saber como implementar a Semana do Brincar na sua cidade, confira o guia disponível no site.
#Passos Indica
Se você se interessou pela importância do brincar para as crianças e quer saber mais, recomendamos o documentário de David Reeks e Renata Meirelles, chamado Terreiros do Brincar.
Mas se o audiovisual não for a sua praia, não se preocupe! Você também pode saber mais através do livro Brincar é fundamental: Como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância, da autora Luciana Brites.