O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama que foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O objetivo da data, celebrada anualmente, é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade.
No Brasil, o câncer de mama corresponde a 28% dos novos casos de câncer em mulheres. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59.700 novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres.
A importância da conscientização de mulheres mais jovens
Nos últimos anos, no Brasil, o percentual de mulheres com menos de 35 anos diagnosticadas com câncer de mama subiu. A incidência nesta faixa etária hoje está entre 4% e 5% dos casos. Em mulheres mais jovens o tumor acaba sendo mais agressivo, já que nessa idade as mulheres não realizam exames periódicos, por isso acabam descobrindo o câncer mais tarde. E, já se sabe que, quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maior a chance de cura.
Por isso é muito importante tratar sobre o câncer de mama com as meninas desde a adolescência. Quando se existe a consciência sobre os perigos dessa doença desde cedo, o cuidado e a prevenção são maiores. Além disso, mesmo que raro, a possibilidade do aparecimento do câncer de mama na adolescência é possível.
Meninas, a partir da sua primeira menstruação, devem consultar um ginecologista para check up e aprender que, qualquer alteração na mama ou aparecimento de nódulos nos seios precisa ser alertado aos médicos. Ter hábitos saudáveis desde cedo como atividade física e uma alimentação nutritiva e equilibrada também são essenciais para afastar a doença, já que o sedentarismo -assim como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool – são fatores de risco para o câncer.
Preste atenção nos sintomas!
É importante destacara que os sinais e sintomas do câncer podem variar, e mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas. Por isso, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e qualquer alteração, procure imediatamente um médico.
O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
- Linfonodos aumentados
Vale lembrar que alguns desses sinais como a vermelhidão ou inchaço na pele podem representar também outras inflamações. Mas, de qualquer forma, se apresentar essas alterações, procure orientação médica.
Vamos fazer o autoexame? Abaixo, segue imagem de como realizar o procedimento. Se possível realizar, pelo menos, a cada três meses. O ideal é que seja feito todo o mês. É rapidinho!