Sabemos que é dever primordial da sociedade oferecer educação, saúde e dignidade para todas as crianças. O que podemos não perceber é as oportunidades que temos de aprender com elas.
As crianças costumam ser mais confiantes e corajosas, não têm medo de demonstrar emoções e podem nos ensinar muito sobre coisas que acabamos perdendo com o tempo.
Mesmo com poucos anos de vida, elas têm voz ativa, inteligência emocional e bagagem afetiva. A isso, soma-se imaginação fértil, olhar atento e empatia.
Por isso, nesse Dia das Crianças, separamos 5 lições de vida importantes que podemos aprender com esses pequenos seres cheios de luz e esperança.
1. Ter Espontaneidade
As crianças sentem mais liberdade para se expressar e não se preocupam com a imagem que estão transmitindo para a sociedade. Quando crescemos, algumas convenções sociais e o medo do julgamento nos tiram a naturalidade.
Crianças não se amedrontam pela vergonha e vivem de forma natural e sincera.
2. Questionar mais
Crianças não aceitam qualquer resposta e não caem em qualquer ladainha: elas questionam tudo. “Por que as coisas são assim?” “Por que você fez isso?” Estão sempre em busca de satisfazer sua curiosidade e procuram a melhor forma de solucionar problemas.
Questionar as coisas que acontecem à nossa volta é saudável e necessário para que exista evolução.
3. Não ter limites para sonhar
As crianças acreditam que podem tudo e ser aquilo que quiserem: são super-heróis, princesas, podem voar, fazer mágica e tudo o que a imaginação permitir. Quando crescemos, nossa capacidade de acreditar diminui e colocamos empecilhos antes mesmo de tentar algo.
Talvez colocar limites na própria vida seja coisa de adulto, não é?
4. Desistir? Jamais!
Uma criança que está aprendendo a andar tropeça, cai, levanta e tenta de novo várias vezes! Ela sabe que esse é o único jeito de conseguir o que ela deseja: caminhar e manter o equilíbrio. E o mais importante: ela não tem vergonha de tentar e cair quantas vezes for preciso.
A criança está sempre disposta a aprender.
5. Respeitar a diversidade
As crianças não se importam com as diferenças. Não importa se tem dinheiro ou não, qual a cor da pele, a orientação de gênero ou a idade. Crianças não julgam pelo que acham que sabem ou pelo que pensam que conhecem, elas simplesmente aceitam as pessoas como são.
Crianças sabem lidar muito melhor com as diferenças, são mais tolerantes e pacientes.
Vamos aprender com as crianças a levar uma vida mais leve, com mais criatividade, amor e alegria!