A pessoa física que faz sua declaração de imposto de renda via modelo Formulário Completo e a pessoa jurídica com tributação por Lucro Real podem fazer a destinação de parte do seu imposto para um projeto social, aprovados pelos Conselhos de Direitos.
Isso significa que você pode ver o destino (pelo menos de uma parte) do seu imposto sendo aplicado e acompanhar de perto seu retorno à sociedade.
Ver, acompanhar e saber onde realmente está sendo empregado seu imposto já seria vantagem mais que suficiente para destiná-lo em forma de doação, ao invés de pagar (recolher) diretamente à Receita Federal.
Ainda assim, existem outras vantagens. Se você estiver em dúvidas se vai avisar o seu contador que fará o repasse para uma organização social, vale a pena continuar essa leitura. Acompanhe aqui os benefícios em doar/destinar parte do seu imposto de renda.
1. Você contribui com a redução da violência
O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente contempla uma lista de projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, todos aptos a receber esse tipo de doação. Ao escolher uma entidade cadastrada em um Fundo Municipal você poderá acompanhar essa aplicação em seu próprio município, pois além de estar próximo da entidade, será impactado também pela ação.
A maior parte desses projetos contempla crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social e visa dar acesso à educação, saúde, esporte, lazer, cultura e acolhimento a este público a quem tem menos oportunidades.
2. Você auxilia sua empresa a realizar uma ação de responsabilidade social, o que pode ser bem visto pela comunidade e sociedade
Obviamente essa não deve ser a razão pela qual uma empresa decide fazer o repasse de seu imposto a um projeto social, mas sim, o marketing é uma vantagem para ela. A empresa pode ter seu nome atrelado ao projeto, no site da instituição, banner e divulgações da ação social. E isso acaba por agregar valor a marca, como uma empresa socialmente responsável. Além de melhorar sua visibilidade, sem dúvidas, auxilia outras empresas a seguirem o mesmo caminho.
Você ainda pode ir além (se estiver disposto). Pode contribuir com a diminuição do desemprego, ao dar oportunidade de trabalho ao adolescente e ensinar-lhe uma profissão. Mas, ao repassar seu imposto para a execução de políticas sociais em prol deles já está praticando responsabilidade social.
3. Você se sente parte de uma causa e um propósito, o que é muito positivo para a sua saúde e emocional
Ao destinar parte do seu imposto para uma entidade e acompanhar um projeto para ver o retorno do seu imposto, você se engrandece ao ver vidas sendo transformadas e percebe que faz parte disso também, dessa transformação.
Dessa forma, uma das contribuições é o aumenta da sua auto-estima ao se sentir realizado e ao ganhar admiração dos outros (isso vale para empresas também, que passa a ser mais admirada pelos seus clientes).
Esperamos que essa leitura tenha ampliado sua experiência, lhe proporcionado compreender que existem muitas outras vantagens em repassar seu imposto de renda, além, é claro, de fazer um melhor direcionamento dos impostos e acompanhar seu retorno social mais de perto, principalmente no que tange ao amparo aos direitos de crianças e adolescentes.
Assim, você pode contribuir em causas e ações sociais sem mexer no seu bolso, apenas falando para o seu contador que quer doar seu imposto. Mas lembre-se: só podem fazer esse repasse pessoas físicas que declaram modelo Formulário Completo e as pessoas jurídicas com tributação por Lucro Real.
Quer saber como destinar parte do seu imposto para projetos sociais? Deixe seu contato nos comentários que entramos em contato com você ou converse diretamente conosco através do whatsapp (41) 9 9993-4583.