A cultura é um importante modelo comportamental, além de ser um agente forte de identificação pessoal e social para um indivíduo. Por isso, é essencial a presença dessa ferramenta no processo de formação e aprendizagem de uma criança como um ser ativo na sociedade.
A cultura é o que diferencia os seres humanos dos outros animais, pois ela não vem da natureza, mas da nossa capacidade de criar coisas diferentes.
A pesquisadora e pedagoga Vera Candau definiu a cultura como um fenômeno plural, que não é estático e está em constante transformação. É um componente ativo na vida do ser humano que se manifesta em atos cotidianos. Vera afirma ainda que cada pessoa é criadora e propagadora de cultura.
Portanto, podemos dizer que a cultura e a educação estão sim interligadas e que, juntas, funcionam como elementos socializadores, capazes de mudar a forma como educadores e educandos pensam. Sendo assim, a cultura deve ser adotada como aliada no processo de aprendizagem.
Já a arte é a forma como manifestamos essa cultura, através de uma expressão estética. A arte pode ainda carregar uma esfera de emoções, despertando a criatividade e ajudando as crianças a externar seus sentimentos.
Para Raphaela Blotz, socioeducadora da Passos da Criança, não há como pensar em um processo educativo independente da cultura e da arte. “ A arte é uma ferramenta mágica na educação, porque permite o desenvolvimento da criatividade, concentração e sensibilidade de maneira livre e lúdica, além de estimular a curiosidade, experimentação e as descobertas sobre si e sobre o outro”, afirma Raphaela.
Arte, cultura e inclusão social
A arte e a cultura são poderosas aliadas no processo de inclusão porque promovem a diversidade além de promoverem diversos formatos de interação social.
Raphaela concorda que através da arte, diferentes culturas podem se encontrar nesse processo de inclusão. “A arte permite que qualquer pessoa se expresse e encontre em diferentes lugares outras pessoas que irão se identificar com aquilo. Ela conecta pessoas e ideias”.
No processo de educação, aprendizagem e desenvolvimento de uma criança, é muito importante que a arte e educação estejam englobadas, pois são elementos que despertam em uma pessoa a construção de uma identidade própria, aliada a crenças e sentimentos comuns com a sociedade.
A falta de acesso à arte e cultura no Brasil
Infelizmente, o acesso à arte e a cultura é dificultado por algumas problemáticas socioeconômicas e políticas em nosso país. Muitas crianças não acessam este direito fundamental (garantido pelo ECA e pela Constituição Federal) por viverem em comunidades periféricas, por falta de renda ou pela concentração de espaços culturais e artísticos nos grandes centros.
Essa desigualdade de oportunidades de acesso à arte e à cultura acaba criando uma lacuna na vida das pessoas, o que acarreta na exclusão social.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019 no “Sistema de Informações e Indicadores Culturais” (SIIC), apontou que a diferença no acesso de equipamentos culturais está diretamente relacionada às diferenças regionais, sociais e raciais do país.
Segundo o levantamento, apenas 10% dos municípios brasileiros têm salas para exibição de filmes, por exemplo. A pesquisa mostra ainda que cerca de 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas e 37% em cidades sem museus.
As regiões metropolitanas concentram o maior índice de consumo cultural. Sendo assim, a população de baixa renda, pessoas negras e pessoas que vivem em periferias são prejudicadas e privadas do acesso a esses locais.
A nossa luta pela arte e pela cultura
A Passos da Criança acredita na arte e na cultura como aliadas da formação educacional e desenvolvimento integral. Defendemos o poder que essas ferramentas têm para transformar e agregar importantes valores na formação de nossos educandos e nossas educandas.
Nosso projeto abrange o desenvolvimento artístico e cultural de diversas formas, como, por exemplo, os kits socioeducativos. Um formato criado para atender nossas 60 crianças durante a pandemia, como explica Raphaela. “O kit foi uma forma que encontramos de proporcionar momentos lúdicos e criativos para as crianças, mesmo com tudo que estava acontecendo. Com esse kit exploramos diferentes linguagens artísticas, diferentes técnicas e materiais e até descobrimos interesses e habilidades diferentes em cada uma dessas crianças”.
Além disso, nossa equipe socioeducativa oferece um delivery cultural pela comunidade da Vila Torres, onde a Passos da Criança atua. Essa ação possibilita que toda a população e outras crianças, mesmo não cadastradas ou matriculadas em nossa organização, juntem-se a nós.
O delivery cultural conta com muita cor, arte, música, teatro, diversão e vai além da imaginação. “O delivery possibilita também a interação da equipe com as crianças, e elas adoram isso! E a gente consegue ocupar espaços que já são familiares para elas como praças, parques e calçadas da região. Não importa se vamos fazer aviõezinhos de papel, se vamos cantar, dançar ou fazer pinturas, elas se sentem acolhidas e capazes de realizar tudo”, diz com orgulho Raphaela.
Precisamos que a sociedade tenha consciência do papel da arte e da cultura na educação de uma criança, no desenvolvimento integral do indivíduo e na inclusão social.
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Vamos abraçar essa causa e buscar o alcance cada vez maior dessas oportunidades para todas as crianças, de todos os lugares e condições sociais.
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