Se você sente vontade de ajudar em causas sociais, principalmente as que são relacionadas as crianças, você está no lugar certo. Este post tem por objetivo mostrar como você pode fazer a diferença, de maneira prática, no mundo em que vive.
As demandas de causas sociais são usualmente atendidas por organizações do chamado Terceiro Setor. São organizações formadas por um grupo de pessoas que sentiram que podem fazer mais pela comunidade na qual estão inseridos.
O Terceiro Setor é formado por Organizações Sem Fins Lucrativos. Elas nascem, geralmente, de uma dor ou de um amor. São situações que pessoas vivenciaram ou identificaram e que gostariam de mudar, ou seja, resolver esse problema social.
Da mesma forma empática que você quer iniciar sua atuação em causas sociais, essas pessoas formalizaram uma organização com missão, visão e valores. E o fato de ser sem fins lucrativos não que dizer que não tem contas a pagar. Por isso essas instituições contam com o apoio da população que se identifica com a causa e que também pode colaborar.
Quer saber como você pode ajudar nas causas sociais? Elaboramos três possibilidades para que você possa ajudar as crianças, da maneira que se encaixar melhor para você.
Então, vamos lá?
faça trabalho voluntário
Se você tem um tempinho sobrando (e não precisa ser muito) pode dedicar algumas horas a uma instituição que atue em prol das crianças. Existem organizações que atuam com o desenvolvimento integral, proteção das crianças em situações violentas, no acolhimento as crianças refugiadas, no atendimento as crianças com necessidades especiais, entre outros.
Você pode atuar de diferentes formas, que podem ou não ter relação com sua área profissional. As organizações geralmente precisam de atividades diversas, como auxiliar no preparo de alimentos, ensinar algo que você saiba fazer, atender, organizar, dar palestras, entre tantas possibilidades possíveis.
Segundo o IBGE, em 2018 foram mais de 7 milhões de pessoas praticando trabalho voluntário no Brasil, que representou mais de 4% da população com 14 anos ou mais. Algumas cidades possuem portais que unem as demandas das instituições, e você pode se inscrever para uma vaga de acordo com seu perfil.
participe e divulgue ações
Se você se interessou pelas causas de uma instituição pode participar e divulgar suas ações. Geralmente eles fazem bazares, lançamentos, cursos, eventos e reuniões abertas a comunidade. As Organizações da Sociedade Civil, como são chamadas as Organizações Não Governamentais atualmente, realizam assembleias das quais a comunidade pode participar democraticamente.
Essa atitude estimula o trabalho em rede, envolve a comunidade e fortalece vínculos em prol da causa. Seja virtualmente, compartilhando em suas redes sociais, ou presencialmente, participar das ativamente das ações faz de você um ator social em ação.
Outra forma de apoiar uma causa é consumir seus produtos. Muitas instituições vendem produtos próprios, como camisetas e canecas, ou mesmo alimentos, como pastel e docinhos, para arrecadar fundos, assim como promovem eventos para esse fim. Compre, apoie e divulgue a causa.
invista no projeto social
Acabei de comentar uma das formas de investir num projeto social, e assim participar ativamente das suas ações: adquirindo seus produtos. Mas existem várias formas de investir. Você pode doar uma quantia em dinheiro mensalmente, pode “apadrinhar” alguma criança ou doar por meio do imposto de renda, por exemplo.
O destino de parte do imposto de renda pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas, que declaram modelo formulário completo e lucro real, respectivamente. Esse repasse é feito no momento da declaração, de maneira muito simples. Essa é uma forma de apoiar as crianças financeiramente sem precisar mexer no próprio bolso.
Têm sido recorrentes algumas ações solidárias que partem da mobilização individual, como ações de arrecadação de roupas e alimentos, aniversariantes que pedem de presente doações para a organização, entre outras práticas que consequentemente vão ampliar impacto, e muito, da organização na comunidade.
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário sobre como você pode começar a ajudar nas causas em prol das crianças. No nosso próximo post você vai entender porque lutamos por elas! Até a próxima.