Julho é o mês em que os pequenos entram no período de férias escolares. Para quem tem criança (ou crianças) em casa pode ser um pouco difícil bolar ideias que entretenham os filhos, netos ou irmãos. Por isso, trouxemos algumas sugestões de brincadeiras que você pode fazer em casa.
Por que aproveitar as férias para brincar?
Para a Organização das Nações Unidas (ONU) brincar é um direito que deve ser garantido e “a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito”. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também aborda a importância da garantia desse direito. Isso porque, quando brincam, as crianças desenvolvem habilidades como: se relacionar com outras pessoas, autonomia, entender regras e praticar atividades físicas.
Por isso, o incentivo às brincadeiras deve ser contínuo, garantindo uma infância física e mentalmente saudável. A participação dos responsáveis nas brincadeiras também é muito importante. Brincadeiras entre pais e filhos estreitam os vínculos afetivos. Principalmente a confiança, companheirismo e cumplicidade. Então, vem com a gente conferir algumas brincadeiras!
#1 – Jogo da velha
Para essa brincadeira serão necessários palitinhos de sorvete e tampinhas de garrafa coloridas. Pegue dois palitos e coloque-os um ao lado do outro verticalmente. Depois, pegue mais dois palitinhos e coloque horizontalmente sobre os anteriores. Com a estrutura pronta, separe três tampinhas para cada jogador, lembrando que cada jogador deve ter uma cor para diferenciar suas peças.
Materiais: palitinhos de sorvete e tampinhas de garrafa (três de um cor e três de outra)
#2 – Quem sou eu?
Quanto mais pessoas jogarem esse jogo, melhor! Em um pedaço de papel, escreva o nome de algum objeto, pessoa famosa ou personagem. Depois, cole o papel da testa do outro participante de modo que ele não veja o que está escrito.
O objetivo do jogo é dar dicas até que cada jogador adivinhe o personagem/pessoa/objeto que está colado em sua testa. Deve-se perguntar “Quem sou eu?” a cada rodada para que os outros participantes falem características ou curiosidades do que está escrito no papel.
Materiais: caneta, papel sulfite, fita adesiva, tesoura ou régua
#3 – Missão Impossível
Essa brincadeira consiste em prender barbantes de um lado a outro de um corredor ou sala. Os níveis de dificuldade podem ser variados. O importante é que a criança atravesse o corredor ou sala sem encostar em nenhum fio. Você pode fingir que são raios laser ou outro perigo imaginário para estimular a criança a evitar o barbante.
Materiais: barbante, fita adesiva ou cola, tesoura
#4 – Desenho maluco
Uma folha de papel deve ser entregue a cada jogador. Nela, cada um deve desenhar uma cabeça. Depois as folhas devem ser trocadas entre os participantes.
A cada parte do corpo desenhada, as folhas devem ser novamente trocadas, até que o corpo inteiro tenha sido desenhado. O objetivo é gerar um desenho engraçado e diferente, estimulando a coordenação, imaginação e percepção dos participantes.
Materiais: papel sulfite, lápis ou giz de cera
#5 – Teatro de fantoches
É uma ótima brincadeira para estimular a imaginação. Ela consiste na criança montar bonecos que serão usados para contar histórias. Os bonecos podem ser feitos de meias ou mesmo desenhos recortados, reforçados por cartolina ou papelão e colados em palitinhos. O importante é que a criança desenvolva um enredo para eles e o conte em voz alta.
Materiais: meias, papel sulfite, cartolina ou papelão, lápis de cor ou giz de cera, palitinhos de sorvete
Mais ideias do que fazer nas férias:
Quer ver mais brincadeiras para fazer com os pequenos durante as férias escolares ou saber mais informações citadas durante o texto? Então confira abaixo alguns sites que usamos como referência para esse post!
Terra
Accor
UOL
FEAC
Escolas do Bem