RESUMO DO ARTIGO
- Programa de Integração familiar
- Fortalecimento de Vínculos Familiares
- Ações comunitárias
- Como posso ajudar?
importância da integração familiar e comunitária
Pensar em integração familiar é extremamente importante quando o assunto é desenvolvimento das crianças e adolescentes. Esta é uma pauta constante nas ações desenvolvidas pela Passos da Criança, uma vez que a ong abarca em suas premissas o convívio familiar saudável, afetividade, acolhimento e integração social.
Como já tratamos no artigo sobre “A importância do Desenvolvimento Integral”, existe uma preocupação inerente às nossas ações que é contemplar a pluralidade de cada educando, compreendendo todas as dimensões que formam o indivíduo, tais como: condições físicas, capacidade ou competência moral, psicológica, espiritual, intelectual, entre outras. A integração familiar e comunitária, inevitavelmente, faz parte desse processo.
Programa de Integração familiar
Para atuar, diretamente, com o pilar família e comunidade a Passos da Criança desenvolve ações específicas dentro do Programa de Integração Familiar, ou PIF, na sua abreviação. O objetivo deste Programa é fortalecer os vínculos e estreitar as relações das famílias atendidas e da comunidade entre si, ou seja, entre os próprios membros familiares e do convívio social.
Festival Vila Torres - Programa de Integração Familiar
O programa contempla dois eixos temáticos: o primeiro é o Fortalecimento de Vínculos Familiares, fundamentado, sobretudo, no acompanhamento familiar através de atendimentos socioassistenciais, atendimentos psicossociais, encontros mensais, visitas domiciliares, eventos culturais e de integração familiar. O outro é o de Ações Comunitárias, que envolve a relação com a comunidade, a participação e representação nos conselhos, fóruns e espaços afins de garantia de direitos, entre outras ações. Cada um desses eixos contém ações baseadas em objetivos específicos e integrados. A seguir, vamos conhecer um pouco mais a respeito de cada um.
Fortalecimento de Vínculos Familiares
Tanto as crianças e os adolescentes, quanto suas respectivas famílias recebem atendimento interdisciplinar realizado pela equipe técnica e educadores sociais. A equipe socioeducativa é composta por todas as pessoas que atuam diretamente no atendimento à criança, adolescente, famílias e comunidade. Tais como: coordenador pedagógico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, yogaterapia, educadores sociais e os oficineiros.
Fortalecimento de Vínculos Familiares
Como relata a assistente social e educadora da Passos, Elisa Franciele Araújo, o atendimento socioassistencial realizado às famílias atendidas “visa aprimorar o acompanhamento das famílias através do Plano de Acompanhamento Familiar, acolhendo as demandas, prestando orientações e realizando encaminhamentos sistemáticos à rede de serviços assistenciais. Desta forma, o PIF, de uma forma geral, tem como objetivo ampliar a garantia de direitos, aprimorar a qualidade do atendimento aos usuários diretos e indiretos, visando eliminar/minimizar as situações de riscos e vulnerabilidades, tais como situações de violência, exclusão social, negligência, pobreza, violações de direitos, habitações precárias, abuso, exploração sexual, discriminação por raça, gênero e classe. Além disso, estimular a autonomia, protagonismo e a participação social das crianças, adolescentes, famílias e comunidade como agentes capazes de transformar a realidade que vivem.”
É importante salientar que esse atendimento exige dos profissionais uma atuação integrada com todos os serviços da rede de proteção.
Atuação Integrada com todos os Serviços da Rede de Proteção
No atendimento interdisciplinar, que abarca todas as ações realizadas pelos técnicos, busca-se contemplar o desenvolvimento integral da criança/adolescente. Dentre os atendimentos realizados está o psicossocial, que tem como foco as emoções e os comportamentos. Para o psicólogo e educador, Douglas Augusto de Araújo, “o desenvolvimento de atividades para as crianças e adolescentes leva em consideração seu convívio familiar e comunitário. Uma vez que as experiências vivenciadas neste contexto influenciam o seu modo de ser e existir no mundo, assim como na qualidade das suas relações interpessoais . Entendendo isso, a atuação do profissional se torna mais integrativa e acessível para os educandos e sua família.”
Ao trabalhar a integração familiar, a Passos da Criança fortalece vínculos afetivos e emocionais gerando consciência de como o envolvimento das famílias e da comunidade é fundamental na formação integral das crianças e adolescentes.
Envolvimento das Famílias e da Comunidade
Ações comunitárias
Esse eixo tem como finalidade o estreitamento dos laços comunitários com a Passos da Criança, usando de ações de lazer e bem-estar direcionados às famílias e a comunidade. Ademais, o eixo também tem o objetivo de desenvolver a comunidade. Por meio das ações, a organização promove o fortalecimento da cultura, reconhecendo talentos e potencialidades da comunidade. Tudo isso, gera sentimento de pertencimento e valorização, além de contribuir para a desconstrução da imagem marginalizada da comunidade e ressignificação desta imagem, dentre outras coisas.
Ações Comunitárias
Alguns exemplos são as aulas de dança, yoga e café com as mães. Além dos projetos, cujo objetivos são estimular a participação cultural e cidadã das crianças e adolescentes atendidas, possibilitando uma compreensão ampla das potencialidades do espaço onde estão inseridas. Dessa forma identificando e gerando a percepção de como elas podem, através do desenvolvimento de suas próprias habilidades, serem agentes de transformação positiva da sociedade.
Nesse eixo, foram aplicados projetos como, “Memórias”, realizado em parceria com o Núcleo de Educação Popular (NCEP) da UFPR, onde os educandos, puderam pesquisar e conhecer a história da comunidade Vila Torres, entrevistando moradores antigos, conversando com seus familiares, reconhecendo assim suas identidades. Outro exemplo foi o Festival Cultural Vila Torres com diversas apresentações, proporcionando ações culturais produzidas pela própria comunidade, com o objetivo de um espaço para o reconhecimento dos talentos locais.
Espaço para o Reconhecimento dos Talentos Locais
Como posso ajudar?
E aí, conseguiu perceber como uma atuação especializada faz a diferença no objetivo de gerar impacto e transformação social? A Passos da Criança reconhece essa importância e, por esse motivo, tem um grupo de profissionais formados e qualificados, alinhados com o objetivo da instituição. A equipe se empenha e se dedica para entregar o melhor e fazer a diferença na vida das nossas crianças, suas famílias e comunidade.
Como Ajudar - Ong Passos da Criança
Você pode contribuir com nossa causa destinando parte do seu imposto de renda ao projeto Trilhando Sonhos – Fase 2 da Associação Iniciativa Cultural (razão social da Passos da Criança). Ao fazer isso, você estará colaborando para a transformação social das crianças, adolescentes, famílias e a comunidade atendida pela ong. Passo a passo o seu leão faz a diferença. Existem também diversas outras formas de ajudar! Entre em nosso site e faça a sua parte. Acompanhe outras matérias no nosso blog!