Coronavirus – 10 atividades para crianças praticarem sem sair de casa
RESUMO DO ARTIGO
- 1) Quem sou eu?
- 2) Desenhar com Números
- 3) Corrida sentada com brinquedos nos pés.
- 4) Amarelinha
- 5) Hora da Plantação
- 6) Labirinto de Papel Higiênico
- 7) Brincar de massinha
- 8) STOP
- 9) Mímica
- 10) Outras opções para fugir do coronavírus
Devido a nova pandemia do Coronavírus, diversas medidas foram adotadas pelo governo do estado e pela prefeitura de Curitiba. Além de todos os cuidados e medidas necessárias, foi decretado que todos os moradores, com algumas exceções, fiquem em casa, de quarentena. Essa medida é de extrema importância pois, é através do contato físico com muitas pessoas, que o coronavírus se espalha com mais facilidade.
Porém, para quem tem que cuidar de crianças e adolescentes, sabe como é difícil convencê-las de permanecerem dentro de casa não é mesmo? Então confira aqui 10 brincadeiras e atividades para entreter e, ao mesmo tempo, estimular algumas habilidades de seus pequenos durante a pandemia do coronavírus:
1) Quem sou eu?
Este jogo é bastante divertido e consiste em um participante adivinhar o personagem que o outro colocou na sua testa, sem precisar do contato. Logo, protegendo-se do coronavírus. O jogo funciona da seguinte forma: secretamente os jogadores definem a categoria que irão jogar (animal, objeto, personagem etc). Depois, cada jogador escreve a opção que deseja dentro da categoria, num pedaço de papel e cola na testa de outro participante, sem que este veja o que está escrito. Quando todos os jogadores estiverem com um papel na testa, é hora de começar a adivinhação. Cada jogador poderá fazer uma pergunta por vez sobre seu papel até que alguém adivinhe. Mas lembre-se: as perguntas podem ter resposta “SIM” e “NÃO” e cada jogador só pode dar um palpite sobre o que está escrito em seu papel.
Exemplo:
Jogador A está com a palavra leão grudada na testa e, para tentar adivinhar vai perguntar ao jogador B: Eu vivo dentro de casa?
Jogador B responderá apenas com a palavra não e, em seguida fará a pergunta sobre o seu papel.
O jogo continua até todos acertarem seus personagens. É uma brincadeira simples, mas muito divertida que estimula a imaginação e desenvolve o raciocínio lógicos das crianças de forma lúdica.
2) Desenhar com Números
Essa brincadeira é bem simples, mas ao mesmo tempo pode estimular diversas habilidades e não precisa do contato humano. Logo, todos protegidos contra o coronavírus. Basta escolher um número ou mais e desafiar as crianças a desenharem algo com eles. A brincadeira é bem divertida e estimula a imaginação, coordenação motora e memória. Segue abaixo um vídeo que ensina como desenhar com os números de 0 a 9. Porém existem diversas outras opções disponíveis na internet.
3) Corrida sentada com brinquedos nos pés.
Essa é uma brincadeira que exige um pouco de espaço livre, bem limpo onde as crianças possam sentar e se arrastar no chão. Essa é uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças e adolescentes. Os itens necessários são: uma bacia não muito alta com alguns objetos (que não tenha risco de quebrar ou machucar caso caiam – Ex: bolas, brinquedos, garrafas). Os participantes deverão pegar um objeto com os pés e se posicionarem na linha de largada. Ganha quem conseguir atravessar primeiro a linha de chegada, sem deixar o brinquedo cair. Parece fácil, mas é difícil e bem divertido.
4) Amarelinha
Essa é uma brincadeira que nunca sai de moda. Quem nunca brincou disso quando era criança? Ela é ótima pois não exige tanto espaço e faz com que os pequenos gastem toda a energia acumulada. Então, ela possibilita várias variações que fazem com que o jogo fique mais divertido e aumente a dificuldade dos desafios. Ela estimula o equilíbrio e a concentração. Basta fazer o desenho no chão e conseguir uma pedra ou outro objeto para jogar.
5) Hora da Plantação
Esta atividade não se trata de uma brincadeira em si, porém é uma atividade ótima para ensinar as crianças sobre o processo de crescimento das plantas além da preocupação com o meio ambiente e cuidados importantes para um melhor desenvolvimento. Você pode utilzar as sementes e vegetais da própria alimentação da família. Corte uma garrafa pet ao meio, coloque um pouco de terra e plantem suas sementes. Lembre-se de colocar água pelo menos 2 vezes por semana e acompanhe o crescimento da sua plantinha.
6) Labirinto de Papel Higiênico
Uma brincadeira divertida que não exige muitos materiais é o labirinto. É uma atividade que desenvolve habilidades como a coordenação motora, o senso de lógica e o senso direcional da criança, além da concentração. Você vai precisar de uma caixa grande, sem tampa (pode ser uma caixa de pizza), alguns rolos de papel higiênico e uma bolinha (pode ser a que fica no desodorante, depois de lavar bem, é claro). Recorte os rolos de papel no meio e cole na caixa em diferentes posições. Escreva os números nos rolos numa sequência que deve ser obedecida, coloque a bolinha na caixa e pronto. Clique aqui e confira um vídeo de como essa brincadeira funciona.
7) Brincar de massinha
Brincadeira antiga, né? São ótimas para o estímulo sensorial, uma vez que ao tentar dar formas a massinha, a criança vai criando a percepção de quais formatos compõem cada objeto.
Segue uma receitinha fácil, barata e que a criançada vai adorar:
Você vai precisar de:
• 2 copos de farinha de trigo;
• 1/2 copo de sal;
• 1 copo de água;
• 1 colher de chá de óleo;
• Corante alimentício
Modo de fazer:
Em uma tigela grande, misture bem a farinha e o sal. Em seguida, vá adicionando água, aos poucos, amassando bem. Coloque o óleo e continue amassando. Por último, pingue algumas gotas do corante e amasse até a massinha ficar completamente colorida. Guarde em um saco plástico ou um vidro e amarre ou tampe bem para evitar que a massinha fique ressecada. É uma receita que inclusive pode ser preparada pelas próprias crianças, com a ajuda e supervisão de um adulto, pois não vai ao fogo.
8) STOP
Essa brincadeira também é bem antiga e desafia todos os participantes a pensarem rápido. No topo de uma folha em branco, escreva algumas categorias de palavras (ex. nomes de pessoas, objeto, animal, etc.). O jogo começa com a seleção de uma letra do alfabeto. Depois que a letra é selecionada, todos os jogadores começam a escrever suas escolhas para cada categoria. Ganha cada rodada quem completar primeiro todas as categorias e falar em voz alta: STOP. Este jogo favorece a criatividade, a rapidez de raciocínio, além de melhorar e ampliar o vocabulário das crianças, adolescentes e adultos também.
9) Mímica
Essa é uma brincadeira super divertida que possui muitos benefícios e toda a família pode participar. Em pedaços de papel, escreva nomes de filmes, desenhos animados ou personagens. Um jogador por vez vai sortear um papel e não pode revelar para ninguém o que está escrito. Então, por meio de gestos, ele deve tentar fazer com que o restante do grupo adivinhe o que estava escrito no papel. Lembrem-se de abusar da criatividade tanto para selecionar o que será escrito nos papéis, quanto para fazer os gestos na hora da brincadeira. Através dos gestos, as crianças podem aprender a transmitir suas emoções, sentimentos e pensamentos, ajudando-lhes a se abrir aos outros de uma maneira lúdica. A mímica também auxilia a controlar melhor seus movimentos, melhora sua coordenação, concentração, criatividade e contribui para que a criança tenha melhor consciencia do seu corpo.
10) Outras opções para fugir do coronavírus
Além dessas, aí vão algumas brincadeiras que também estimulam o desenvolvimento das crianças:
– Jogos de tabuleiros como damas, por exemplo (estimulam a concentração, a desenvolver raciocínio lógico e a pensar antes de agir);
– Jogo da memória (estimula a memória e a concentração);
– Caça palavras (estimula o raciocínio lógico, desenvolve a percepção visual, enriquece o vocabulário e aumenta o poder da concentração);
– Quebra-cabeça (desenvolve habilidades cognitivas, potencializa o raciocínio, desenvolve a coordenação motora, entre outros).
Todas essas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de algum aspecto infanto juvenill e divertem muito todos os participantes, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos.
Sugestão: mescle as atividades com algumas rotinas, pequenas tarefas domésticas como guardar os brinquedos, arrumar o quarto, dobrar as próprias roupas. Essas atividades também são fundamentais para que a criança aprenda a exercer autonomia e possam ajudar nas tarefas diárias. Lembre-se, também, de dividir as brincadeiras em momentos alternados para que a criança não fique entediada muito rápido.
E aí, gostou das atividades? Existem muitas outras opções para se divertir sem sair de casa e ficar protegidos do coronavírus. Vamos colocar abaixo alguns documentos para mais informações. Neste período de pandemia do coronavírus é de suma importância que todos tomem as medidas necessárias para a prevenção e contenção do Covid-19. Juntos, somos mais fortes! Confira no nosso blog a matéria sobre Desenvolvimento Integral e como ele é importante para a formação de crianças e adolescentes.
BBB 20 A Brincadeira não pode parar