Desenvolvimento Integral
RESUMO DO ARTIGO
Devido a imensa importância no processo formativo do indivíduo, muito se tem discutido sobre modelos e pedagogias de aprendizagem, políticas para educação, entre outros. No contexto social, as discussões também se intensificam, mas com diferencial. Neste contexto, é necessário avaliar os fatores de riscos e vulnerabilidades sociais.
Existem diversos fatores que influenciam no desenvolvimento das pessoas e um deles é o ambiente em que elas estão inseridas. Desde a transmissão de emoções, aprimoramento de atividades ou até mesmo relacionamento interpessoal, o ambiente é fundamental e tem grande influência no aprendizado de crianças e adolescentes. Mas, antes de entender esta relação, é preciso ter conhecimento sobre o que é Desenvolvimento Integral.
Por meio da educação as entidades contribuem para formação de sujeitos conscientes, críticos, autônomos, empáticos, éticos, justos, entre outras características, ou não. Vai depender do tipo de educação recebida pela criança. Como espaço de educação não formal, todas as ações e relações fazem parte do processo socioeducativo. Pois compreende o educando em sua integralidade e para além do tempo e espaço. Desta forma, transformando crianças e adolescentes protagonistas e atores de sua própria história.
O objetivo de organizações como a Passos da Criança, não é apenas ofertar oficinas para o desenvolvimento de habilidades ou garantir um espaço seguro para as crianças ficarem no contra turno escolar. O foco é a transformação social por meio da educação. Uma educação que propõe ações mais integrativas, que contemple a complexidade do desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Além disso, que se distancie do modelo pautado na reprodução do conhecimento cartesiano, mecânico, fragmentado e linear.
Essa proposta de educação está pautada em compreender a criança e o adolescente como seres indivisíveis, ou seja, em sua totalidade. Logo, todas as suas dimensões são valorizadas: corpo, mente, emoção, relações e espiritual.
O Desenvolvimento Integral tem como objetivo a formação de sujeitos críticos, criativos, reflexivos, participativos, autônomos e agentes da sua transformação e do meio em que vivem, por meio da educação dialógica reflexiva. Quando pensamos em Desenvolvimento Integral, estamos contemplando todos os aspectos que vão auxiliar as crianças e adolescentes a se tornarem atores sociais plenos que compreendem a si mesmos e o mundo no qual estão inseridos.
Existem diversos fatores que influenciam no desenvolvimento das pessoas e um deles é o ambiente em que elas estão inseridas. Desde a transmissão de emoções, aprimoramento de atividades e até mesmo o relacionamento interpessoal, o ambiente é fundamental e tem grande influência no aprendizado de crianças e adolescentes. Mas, antes de entender esta relação, é preciso ter conhecimento sobre o que é Desenvolvimento Integral.
A importância do Desenvolvimento Integral
Entende-se como desenvolvimento integral a compreensão de que o desenvolvimento, enquanto processo formativo, deve contemplar todos os aspectos de uma pessoa. Ou seja, aspecto físico-motor, sócio-cultural, intelectual-cognitivo, emocional-afetivo e aspecto espiritual-simbólico. Logo, além do conhecimento cognitivo que é o foco do modelo tradicional, o desenvolvimento integral contempla as demais áreas do ser humano. Então, ele vê as pessoas, especialmente crianças e adolescentes, de forma completa.
Este modelo de educação, tem como objetivo a expansão de habilidades e conhecimentos das pessoas em todos os seus aspectos. Isso permite que elas desenvolvam capacidades e aptidões que, num modelo tradicional de educação, não seria possível. A importância de um desenvolvimento integral de crianças e adolescentes se dá no fato de que ela se trata de uma forma de desenvolvimento inclusivo. Pois reconhece a singularidade de cada um e constrói projetos e atividades educativas e contextualizadas para todos e todas. Algumas instituições promovem esta visão de desenvolvimento integral. Elas são vitais para uma sociedade mais humana e integrada, além de promoverem a transformação social.
Aspectos do Desenvolvimento Integral
Ainda dentro do conceito de desenvolvimento integral, é importante entender como cada um destes aspectos são trabalhados. No aspecto físico-motor é pensado em como as crianças e os adolescentes passam pelas transformações corporais até chegar a vida adulta. Compreende então desde as manipulações de objetos até o crescimento orgânico e mudanças hormonais, entre outras questões importantes. Algumas formas de trabalhar este aspecto é em atividades físicas, atividades manuais e artísticas, e várias outras maneiras.
O aspecto sócio-cultural contempla a maneira como o indivíduo se relaciona com os demais. E também como ele reage diante das situações relacionadas ao seu contexto. O desenvolvimento integral dentro desse aspecto pode ser exemplificado pelo educador Paulo Freire. Segundo ele, “(…) minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da história” . Este aspecto é trabalhado de diversas formas. Tais como abordar uma perspectiva inclusiva nas atividades recreativas, permitir brincadeiras, troca, diálogo e reflexões em grupo de diferentes saberes e linguagem permitindo experiências ricas, entre outras.
Adentrando no aspecto intelectual-cognitivo, podemos citar o biólogo suíço Jean Piaget. Ele afirma que a atividade cognitiva intelectual é parte integrante do processo biológico do desenvolvimento. O desenvolvimento cognitivo então é o processo de aquisição do conhecimento. Cada ser humano, no seu próprio desenvolvimento, muda seu comportamento e aprimora suas habilidades de acordo com suas capacidades cognitivas e mecanismos mentais. Esse aspecto pode ser aplicado em proporcionar atividades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim como incentivar a aprendizagem de um instrumento musical, apropriar-se de jogos que favoreçam a atividade mental, como palavras-cruzadas e jogos de memória, entre outras maneiras
As emoções e os sentimentos têm implicações diretas no desenvolvimento da criança e do adolescente. Também na forma como reagem a determinadas situações do dia a dia. O aspecto emocional-afetivo está relacionado com a capacidade de lidar com as próprias emoções e os sentimentos. Na relação consigo mesmo e com o outro. Esse aspecto é a base para relações saudáveis e indivíduos socialmente conectados e engajados. Além de contribuir para redução de conflitos interpessoais, elevar autoestima e autoconfiança, ter mais empatia, mais equilíbrio e autoconhecimento, melhoria na qualidade de vida, redução do estresse. Isso pode ser trabalhado em atividades lúdicas, atividades que auxiliem na percepção da criança e do adolescente de sua relação com o território e contexto ao qual está inserido, entre outras.
Por fim, no aspecto espiritual-simbólico podemos citar Rafael Yus. Ele fala que a espiritualidade, sempre foi exclusividade do campo das religiões. No entanto, para a educação que busca o desenvolvimento integral, este é um aspecto a ser conquistado. Não como uma disciplina, mas, como uma experiência interior, que vai servir para evolução do cosmo.
Desta forma, a essência da espiritualidade está na profunda conexão com outros seres, sejam eles vivos ou não. E, consequentemente, com a totalidade do ser. Essa experiência faz brotar em cada um, os mais altos valores morais: compaixão, humildade, altruísmo, paz, justiça e amor. A relação com o todo, com o absoluto é percebido como parte da própria experiência humana é inerente a todo ser. Essa visão do indivíduo como um ser integral, se opõe a visão fragmentada e materialista do mundo. Além disso, ressalta a existência de uma dimensão espiritual em todas coisas. E percebe o universo como uma rede de inter-relações.
Compreendendo que a nossa consciência faz parte de uma realidade mais ampla e interconectada, precisamos restabelecer as conexões dentro de nós mesmos. A educação da espiritualidade é baseada em valores. Ela é capaz de desenvolver o espírito cooperativo, o senso de democracia e o espírito de comunidade.
Este aspecto pode ser aplicado com práticas que contribuem para o autoconhecimento como relaxamento, meditação e yoga e ações como caminhadas, trilhas e passeios em meio a natureza. Isso possibilita a compreensão do respeito a ela e conexão com todas as formas de vida. Além disso incentiva o olhar ao outro não vendo apenas como “o outro”, mas como um espelho seu. Essa perspectiva leva a reflexão de suas próprias responsabilidades em relação aos outros e a si mesmo. Tudo isso faz com que o indivíduo compreenda a importância do SER e não do TER.
Depois de entender o que significa e como trabalha o desenvolvimento integral infanto-juvenil, é importante salientar a importância que o ambiente tem neste processo que é complexo e de grande importância na vida das crianças e adolescentes.
A influência do Ambiente
Para entender a complexidade da influência que o ambiente tem no desenvolvimento infanto-juvenil, existem diversas referências importantes para se basear. Um exemplo é a corrente teórica da Pedagogia Waldorf. Ela compreende que a boa condição estrutural do ambiente é imprescindível para o processo de desenvolvimento.
Segundo Waldorf, o ambiente deve estar preparado para receber as crianças e adolescentes e para que relacionem de forma saudável, tanto entre elas, quanto com as atividades propostas quanto e o próprio espaço. As crianças passam muito tempo no ambiente de desenvolvimento. Logo, elas buscam desenvolver suas habilidades intelectuais e sociais através de seus sentidos sensoriais obtidos pela vivência nesses ambientes. Percebe-se então a importância que o espaço tem na vida e no desenvolvimento social das crianças e adolescentes. Então o ambiente deve ser pensado de forma que contribua para tal.
Tendo essas questões como foco, entidades que trabalham com esse público devem estar atentas a tudo que um ambiente deve possuir para estar de acordo com o que as pessoas precisam. Não somente crianças e adolescentes mas também quem está liderando as atividades. Isso se dá porque o ambiente deve acolher e atender também às demandas e necessidades deles para melhorar a qualidade do trabalho.
Ambiente x Educação e Desenvolvimento Integral
Pensando em todos esses aspectos citados anteriormente, a Passos da Criança deu o ponta pé inicial para reformular os espaços de aprendizagem e melhor atender seu público. Localizada na Vila Torres, em Curitiba, há mais de 15 anos, ela tem a missão de promover o Desenvolvimento Integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Tendo em mente o impacto que o ambiente tem, o espaço está sendo ampliado e reestruturado. As melhorias realizadas são uma forma de oferecer aos educandos melhor atendimento, levando em consideração todas as subjetividades da convivência humana para o desenvolvimento integral. É importante salientar como o ambiente é capaz de contribuir positivamente para as relações interpessoais e qualidade no trabalho. Por este motivo, o projeto da organização inclui melhorias nos espaços internos que irão proporcionar à equipe, crianças e familiares mais qualidade de vida e conforto ao desempenharem suas funções.
Com histórico de desenvolvimento constante, a Passos da Criança atentou-se não somente a ampliação de salas e criação de novos espaços, mas cada mudança foi realizada levando em conta todos os aspectos envolvidos. Até mesmo as cores foram escolhidas e pensadas para trazer calma, estimular a concentração, aumentar a criatividade e integração. Para o futuro, novos projetos estão em planejamento. A ampliação de mais salas e a construção de um novo prédio possibilitarão atender um número maior de crianças e adolescentes, tornando-se referência no desenvolvimento integral infanto-juvenil.
Ambiente x Transparência
Sendo uma organização do terceiro setor , sem fins lucrativos, a Passos da Criança proporciona total transparência em suas atividades e ações desenvolvidas. Todas as doações e recursos recebidos têm o destino e o propósito de melhorar e aprimorar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, Além de oferecer melhor qualidade de vida aos colaboradores e voluntários.
Se você ainda não conhece, agende a sua visita e conheça a Passos da Criança. Apoie esta causa que transforma e já transformou a vida de 780 crianças e adolescentes desde 2004. Torne-se nosso parceiro ou seja voluntário nas mais diversas áreas. Um simples gesto pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Seja parte desta transformação! Acompanhe nosso blog para mais conteúdos informativos e aproveite para deixar seu comentário ou suas sugestões.