RESUMO DO ARTIGO
- Desenvolvimento Integral – Atividades físicas: conhecendo as dimensões do próprio corpo
- Atividades culturais: expandindo além do físico
- Desenvolvimento Integral – Atividades cognitivas: trabalhando o pensamento intelectual
- Atividades afetivas: sentindo a si mesmos
- Atividades simbólicas: conexão com tudo e todos
- Desenvolvimento Integral e a Passos da Criança
O desenvolvimento integral da criança é um dos assuntos mais importantes quando o tema é educação. Isso porque a integralidade compreende a ação do desenvolvimento contemplando o ser de forma plural. Ou seja, abrange suas condições ou qualidades físicas, a capacidade ou competência moral, psicológica, espiritual, intelectual, entre outras dimensões que integram o crescimento humano. Instituições que trabalham desta forma, como a ong Passos da Criança, possibilitam o desenvolvimento completo e, consequentemente, a transformação social das crianças, adolescentes, da comunidade e das famílias que são atendidas pelo projeto.
As crianças e adolescentes estão em pleno desenvolvimento e não apenas em seu aspecto físico. Por isso é tão importante compreender esse conceito. Quando falamos em desenvolvimento integral estamos valorizando todos os aspectos que vão auxiliá-las a se tornarem atores sociais plenos, compreendendo a si mesmos e ao mundo no qual estão inseridos.
Neste artigo, vamos explicar sobre a importância do desenvolvimento integral e mostrar como a Passos da Criança integra esse conceito em sua rotina. Essa é uma Organização da Sociedade Civil que tem por objetivo gerar transformação social através do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da região da Vila Torres, em Curitiba.
Vamos conhecer um pouco mais sobre como é contemplada a multidimensionalidade da formação humana?
Desenvolvimento Integral – Atividades físicas: conhecendo as dimensões do próprio corpo
O desenvolvimento físico-motor é o mais lembrado quando falamos no desenvolvimento de crianças, já que elas estão em plena transformação corporal, crescimento orgânico e passando por alterações hormonais. As atividades relacionadas ao aspecto físico servem para a criança identificar-se como um ser em ação, que ocupa um espaço e cria seu ambiente.
Na Passos da Criança, as aulas de capoeira, dança, yoga e atletismo tem por objetivo a consciência corporal, o reconhecimento das extensões do próprio corpo e a manifestação artística por meio dele.
Atividades culturais: expandindo além do físico
Já as atividades culturais envolvem o viver em sociedade, conhecer suas habilidades e seu reconhecimento da unicidade em meio a pluralidade. Elas visam mostrar expressões multiétnicas e abranger reflexões sobre os diferentes saberes, dons e talentos inseridos dentro do contexto social.
As crianças e adolescentes que participam da educação da Passos da Criança têm acesso a aulas de percussão e flauta para sentirem o prazer da manifestação artística em si e passeios externos com o objetivo de integrar e conhecer o mundo fora de si mesmo. Elas também participam de outras atividades e rodas de conversa, onde experimentam a livre expressão com o mundo social em que vivem.
Há pouco tempo, as crianças participaram de atividades de incentivo à leitura e escrita por meio de oficinas de desenho, poesia e música, que resultou em um livro chamado: Passos, Passos, Passos, Pensamentos de Criança. São poesias e textos escritos por elas, que retratam suas vivências na comunidade Vila Torres e mostram uma expressão sincera de sua realidade cultural.
Desenvolvimento Integral – Atividades cognitivas: trabalhando o pensamento intelectual
O processo de aquisição de conhecimento faz parte do desenvolvimento cognitivo e desenrola-se ao longo da vida. No transcurso da maturação intelectual, a troca de experiências individuais permeia a capacidade de interpretação e de compreensão por meio do pensamento lógico.
Nesse sentido, a Passos da Criança não subestima a análise intelectual da criança e coloca pequenos desafios no seu dia-a-dia, por meio de jogos que favorecem a atividade mental, oficinas de teatro e rodas de conversas sobre importantes personalidades que estimulam o pensamento crítico.
As atividades voltadas à aprendizagem de um instrumento musical também englobam o aspecto cognitivo, já que exigem interpretações lógicas das notas e acordes.
Atividades afetivas: sentindo a si mesmos
Afetividade também implica ética, já que ao compreendermos nosso emocional-afetivo estamos mais abertos para compreender os valores morais e o caráter. Afetividade também abrange a empatia e, quando os pequenos em fase de desenvolvimento se sentem aceitos e compreendidos afetivamente em seu meio, adquirem a capacidade de se colocar no lugar do próximo e a aceitá-lo.
O fato da Passos da Criança estimular seus educandos na percepção de seu meio e expressá-los emocionalmente como no desenvolvimento do Livro Passos, Passos, Passos – Pensamento de Criança, os auxilia na percepção de sua relação com o território e o contexto ao qual está inserido.
Igualmente ao aceitar os sentimentos e dúvidas provindas das crianças e adolescentes com normalidade e afetividade, colabora para que eles possam se expressar com franqueza e compreender suas emoções com maior clareza.
Atividades simbólicas: conexão com tudo e todos
A prática da meditação é um dos mais conhecidos e efetivos métodos que contribuem para o autoconhecimento. Nesse aspecto, não estamos contemplando uma religião, mas a capacidade do indivíduo de observar e compreender o sentido dos desafios no seu desenvolvimento.
Refletir, respirar e aprender a manter a calma em momentos de tensão são aliados poderosos na resolução de problemas. Conexão espiritual também auxilia na diminuição da ansiedade e na prevenção de depressão e de suicídio. A importância desse aspecto está no fato de permitir ao indivíduo desenvolver maior sensibilidade ao adquirir consciência do momento presente.
A prática da meditação e atenção a respiração é um momento de relaxamento praticado periodicamente na Passos da Criança. Sempre que possível, a ONG proporciona caminhadas em meio a natureza que também favorecem essa conexão simbólica.
Além das práticas de meditação e yoga, as vivências do projeto de vida e das oficinas de valores humanos, visam a conexão consigo mesmo e com o outro; e o entendimento do seu sentido e de seu propósito de vida. Os valores são experienciados na prática e por meio das oficinas e rodas de conversas no dia a dia.
Desenvolvimento Integral e a Passos da Criança
Depois de conhecer um pouquinho sobre a importância de cada um dos aspectos do desenvolvimento integral, você deixaria algum deles de fora na educação de seus filhos?
Todos os aspectos não podem ser percebidos isoladamente, pois eles se intercalam e complementam numa grande teia chamada desenvolvimento integral.
O desenvolvimento integral compreende a complexidade do ser humano, considerando as características de cada faixa etária. Visa formar o ser em sua individualidade, mas também em sua coletividade. Por isso, ele é tão importante: porque é inclusivo, contemporâneo e promove a equidade.
Agora que você já sabe da importância do desenvolvimento integral, compreendeu também a importância do trabalho da Passos da Criança na comunidade Vila Torres.
Sabia que você pode ajudar a organização a continuar desenvolvendo esse trabalho através da destinação do seu imposto de renda? Assim a Passos da Criança pode transformar a realidade dessas crianças e adolescentes e promover o desenvolvimento integral deles! Acesse nosso site e conheça um pouco mais dos nossos projetos!