RESUMO DO ARTIGO
Saúde mental e emocional, é buscar manter-se com sentimentos saudáveis e entendendo que a vida pode ter questões desafiadoras que exijam ações para o fortalecimento da nossa qualidade de vida e bem estar. É agir de acordo com possibilidades que minimize sofrimentos internos e possibilite alívios emocionais e mentais.
Quando falamos em saúde, isso se reflete para áreas do conhecimento mental, emocional, físico e espiritual. Além disso, em todas essas dimensões contem suas particularidades que contribuem para que possamos ter melhor qualidade de vida, motivação e bem estar.
Na Passos da Criança, os atendimentos e atividades desenvolvidas possuem como foco principal o aprimoramento da saúde mental, emocional, físico e espiritual. Paralelo a isso, as participações nas atividades dos educadores e equipe da instituição, possibilita ao publico reflexões sobre sua realidade, autoconhecimento, relaxamento e fortalecimento dos projetos de vida.
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL
A seriedade de termos uma boa saúde mental gira em torno de nossas ações cotidianas. Elas nos possibilitam se relacionar de maneira mais saudável com as pessoas e o mundo a nossa volta, e com isso, melhoram o aproveitamento da vida em todas as dimensões.
No que diz respeito ao manejo com o público infanto-juvenil, o cuidado com a saúde para esse grupo pode estar muito relacionado a aspectos físicos. E isso dá a entender que os cuidados e conhecimentos sobre a saúde mental e emocional para eles fica mais restrito. Nesse sentido, a importância destas crianças e adolescente terem acessos a conteúdos que possibilitem melhores conhecimentos sobre essas questões, auxilia no enfrentamento e superação de desafios e na interação familiar, escolar e social.
SAÚDE MENTAL NO DIA A DIA
Trazendo a discussão para o nosso dia-dia, o que fica claro é justamente o impacto que sentimos quando estamos desconectados com as ações que nos possibilitam estar em dia com a nossa saúde. Sendo assim, os problemas em decorrência dessa “desconexão” são diversos. Dentre eles, a depressão e ansiedade, são situações que afligem todos os públicos independente de classe social ou cultura e são muitas vezes decorrentes da “má qualidade de vida” ou do “não cuidado com a saúde”.
Quando as pessoas entendem e internalizam no cotidiano que na vida sempre haverá situações agradáveis e desagradáveis, mas que apesar de tudo temos e podemos adquirir habilidades para superar nossos desafios, o processo de viver se torna mais leve e saudável.
FORTALECIMENTO MENTAL E EMOCIONAL
Talvez a pergunta que falta nessa discussão é: “Como eu posso melhorar a minha saúde mental e emociona?”. Sendo assim, existem ações praticas em que qualquer pessoa pode fazer para fortalecer ainda mais a sua saúde.
– Autocuidado: Exercer no dia-dia o cuidado consigo mesmo fazendo coisas que goste ou que lhe proporcione mais motivação e bem estar.
– Exercícios Físicos: Existem diversos estudos científicos que comprovam a eficácia das práticas de exercícios físicos para a nossa saúde. Segundo a Organização mundial da saúde (OMS) a pratica de exercícios é fundamental para o ser humano.
– Escutar músicas que melhorem sua autoestima: A musica nesse aspecto da saúde mental e emocional contribui para o fortalecimento da motivação, reflexão, interação social e o autoconhecimento.
– Converse sobre seus sentimentos: Conversar com pessoas de confiança sobre os nossos sentimentos, possibilita alivio emocional e deixa a mente mais leve.
SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL NA PASSOS
Trazendo essa discussão para os tempos atuais na ong, as ações da instituição estão relacionadas a proposta de autocuidado. Prevalecendo sempre a informação, debates e orientação sobre a importância de termos uma boa saúde mental e assim superar obstáculos de maneiras mais saudáveis. As orientações e discussões sobre o assunto, são expostas em grupos e nos atendimentos individualizados de crianças, adolescentes e comunidade, onde os mesmos possam exercer suas falas e promover a escuta acolhedora. Além disso, esses momentos se estendem aos funcionários com as praticas de rodas de conversas grupais ou individuais.
Os benefícios dessas intervenções são reflexos das participações e contribuições do público atendido, em decorrências das atividades exercidas internas e externas a ong, onde são percebidos impactos na melhoria da qualidade de vida e bem-estar emocional, mental, físico e espiritual. Possibilitando reflexões e ações saudáveis para o fortalecimento da garantia de direitos inerentes para as crianças, famílias e para a comunidade no geral. Para tanto, o trabalho de autocuidado na instituição se estende ao cotidiano de cada indivíduo atendido no espaço, seja ele crianças, adolescente, adulto ou idoso.
Descubra como o trabalho da Passos da Criança é desenvolvido entrando em nosso site! Existem diversas formas de colaborar com este trabalho tão importante. Qualquer quantia poderá fazer a diferença. Também confira mais conteúdos incríveis no nosso blog!